MTA: ALMADA, TERRA DE TEATRO!

ALMADA, TERRA DE TEATRO!


22ª Mostra de Teatro de Almada

ALMADA é com toda a certeza TERRA de TEATRO. Se o Festival de Almada é prova bastante da vitalidade da atividade teatral do concelho, certo é, também, que os muitos grupos de teatro de Almada que se mantêm há vários anos a trabalhar, mostrando o que fazem e do que são feitos, também são reveladores do imenso interesse que esta arte granjeia entre nós.
A Mostra de Teatro de Almada, que vai este ano para a sua 22ª edição, é, como é de todos sabido, uma iniciativa que a Câmara Municipal organiza com os Grupos de Teatro participantes.
Meses antes do seu início, escolhem-se e decoram-se textos, ensaia-se com o pensamento na intensidade que se deverá dar às palavras, define-se a movimentação em cena, fazem-se desenhos de luz e escolhem-se os melhores sons que hão-de acompanhar as peças, constroem-se cenários, desenham-se figurinos, preparam-se adereços, montam-se espaços cénicos e cria-se, enfim, ILUSÃO.
Chegado o momento, actores e público, numa só respiração, acrescentam sentidos a cada récita e, deste modo, ampliam formas de estar e de ser e contribuem para um mundo diferente, mais pleno e mais rico, no fundo, melhor.
Na vitrine onde a 22ª Mostra de Teatro se expõe ressalta a diversidade:  Heiner Müller, Bertolt Brecht, Beckett, Natália Correia, Marina Carr, António Mauriz, Patrick Süskind, Alberto Luengo mas também Paulo Sacaldassy, Fernando Fitas e Blaise Cendrars entre muitos outros fazem antever a riqueza daquilo a que será possível assistir.
Também este ano, se poderá, então, contar com um programa muito diversificado que terá na mira os mais diferentes públicos, e que contemplará ainda, pela riqueza que lhe trazem, os já habituais espaços de formação, de debate e de convívio entre público e artistas.
Aos 22 grupos participantes caberá a confirmação da multiplicidade de escolhas, entre diferentes estéticas e géneros, bem como a responsabilidade de continuar a fazer de Almada, espaço de artes e cultura, a terra onde o teatro se sente definitivamente em casa.