MTA: 22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018

22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018

TEATRO ABC.PI
 “às Crianças”
15 NOVEMBRO | QUINTA-FEIRA| 10h30 e 11h30 | M/3 | 37’
AUDITÓRIO FERNANDO LOPES-GRAÇA
©Vítor Cid e Luís Aniceto
Direção Artística e Encenação Laurinda Chiungue
Assistência de Direção Artística e Encenação Cintia Guimarães
Intérpretes Adriana Melo e Magnum Soares
Adaptação dramatúrgica: Lavínia Moreira
Espaço acústico Teatro ABC.PI
Idealização de Cenografia e Objetos cénicos Laurinda Chiungue e Salomé Vaz
Cenografia e Objetos cénicos Salomé Vaz (Cenografia e Objectos Cénicos) e Delphim Miranda (Objectos Cénicos)
Consultoria de Desenho de Luz ARTICA CC
Desenho de Luz Daniel Verdades
Produção Executiva e Apoio à Produção Diana Almeida e Teatro ABC.PI

Nos contos fala-se da vida da comunidade, da sua inserção no meio circundante, sente-se uma consciência ecológica manifesta no carácter amoral mas consequente da natureza. Não são bem fábulas embora os animais falem, pois não estão em lugar do homem; os animais são a natureza na sua força.
Valores como a solidariedade ou o valor da experiência, a justiça ou a integração na comunidade trespassam as narrativas. Vislumbra-se o flagelo da fome, e o engenho do homem a contrariá-la.
Dar voz aos Contos Negros é revelar uma herança de contributos sociais, ambientais, artísticos. Tal como Blaise em 1928, acreditamos ser esta partilha uma mais-valia na formação de uma consciência respeitadora, inclusiva e solidária, cada vez mais urgente numa sociedade tendencialmente multicultural.

SOBRE O GRUPO
O Teatro ABC.PI surge da união de jovens atores e do encenador Rogério de Carvalho. Em 2005 revela-se profissionalmente com o espetáculo A Apologia de Sócrates, de Platão, no 22º Festival Internacional de Teatro de Almada, onde recebe a distinção da crítica de Teatro do Jornal Expresso. Em 2009 estreia A Chuva (a partir de Estava em Casa e Esperava que a Chuva Viesse, de Jean-Luc Lagarce), em Lisboa, e, em 2011, Numa Noite O Rio Passou, espetáculo criado
do universo de Miguel Torga, em Setúbal. A estes, seguem-se espetáculos notáveis como Subtil, O Cântico da Sulamita, a criação peculiar Ciclo do Amor, Contos Negros para os Filhos dos Brancos e À Luz.
De Platão a Blaise Cendrars, o trajeto de criação artística do Teatro ABC.PI constrói-se com o desafio de revelar um incontornável olhar sobre cada obra artística, conciliando o público com textos de grandes autores de carácter universal.
Para além do desenvolvimento e participação em diversas dinâmicas de intervenção cultural e artística, o Teatro ABC.PI assumiu, de 2013 a 2015, em parceria com a Câmara Municipal de Almada, a realização de Atividades Educativas e Artísticas para famílias no Centro de Interpretação de Almada Velha, Atividades que culminaram com a Festa do CIAV.