MTA: 22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018

22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018

GRUPO DE TEATRO DA ACADEMIA ALMADENSE
 “A Teia”
ESTREIA
11 NOVEMBRO | DOMINGO| 18H00 | M/12 | 60’
TEATRO-ESTÚDIO ANTÓNIO ASSUNÇÃO
Autor Grupo de Teatro da Academia Almadense – Criação Coletiva
Encenação Cláudia Negrão
Interpretação Tiago Nunes, Júlio Picanha, Cláudia Nunes, Debora Alcobia, Debora Frias, Beatriz Ventura, Gonçalo Borges, Ema Duarte, Eduarda Cândido, Tainá de Alencar, Paulo Isidoro
Espaço cénico Hugo Migata
Desenho de som Sandro Esperança
Desenho de luz / Operação técnica Sandro Esperança
Produção Academia Almadense

“A Teia” leva-nos ao mundo das redes sociais e aos comportamentos que os jovens nelas adotam. As destrinças entre o real e o virtual, entre a verdade e o engano, entre o ser e o não ser, adquirem uma importância superlativa na sua maneira de viver e relacionar. Conversámos muito sobre este tema enquanto criávamos e projetávamos este espectáculo e cheguei a ouvir dizer que as suas vidas seriam muito melhores sem redes sociais. Para eles, impõe-se agora como nunca o problema da confiança e o da ansiedade causado por esta exposição incontrolável, por esta teia que não conseguem largar e que os escraviza.
 Embora seja uma ficção, toda a história deste espectáculo surgiu a partir das sugestões e experiências particulares de cada um dos seus intérpretes e tudo começa, quando num grupo de jovens que se conhecem começam a aparecer uns posts muito agressivos…

SOBRE O GRUPO
É constituído por um grupo de jovens, entre os 15 e os 30 (que tem mudado ao longo dos anos) que procuram a formação e o trabalho teatral como forma de se expressar e comunicar. Alguns seguem mesmo a via profissional e hoje temos atores profissionais que se iniciaram neste grupo.
Desde 2008 que apresentam regularmente o seu trabalho na “Mostra de teatro de Almada” e que participam, sempre que são solicitados, em actividades ou eventos da cidade.