MTA: 22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018

22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018

PRODUÇÕES ACIDENTAIS
 “A Minha Europa / My Europe”
16 NOVEMBRO | SEXTA-FEIRA| 21h00 | M/12 | 80’
AUDITÓRIO FERNANDO LOPES-GRAÇA
©Sara Aguiar, João Portela e Mária Lázaro
Autor Colin Ginks e Isabel Mões
Conceção, Dramaturgia e Direcção Isabel Mões
Texto e interpretação Colin Ginks e Isabel Mões
Assistência à encenação e direcção de actores Nuno Coelho
Tradução e legendagem Sara Aguiar 
Cenografia Isabel Mões
Desenho de luzes e vídeo Tasso Adamopoulos
Sonoplastia Sandro Esperança
Design Clara Barbacini
Fotografia Sara Aguiar, João Portela e Mária Lázaro

Continuando a explorar a relação entre a imagem e a memória individual iniciada com o anterior projeto “Por Revelar”, Isabel Mões propõe agora traçar uma espécie de mapa autobiográfico da Europa partindo da memória pessoal.
O espetáculo acompanha o percurso de vida de um inglês nascido em Birmingham, Inglaterra, que veio viver para Portugal nos anos 90 e de uma portuguesa cuja família emigrou para a Londres, Inglaterra, mas que nunca visitou esse País.
Os protagonistas percorrem a história das suas famílias, das mudanças sociais e políticas que testemunharam e as transformações provocadas pelo chamado progresso do estado moderno europeu.
O confronto entre a memória vivida e idealizada destes dois países, numa constante relação com a imagem (fotografias, postais e vídeo) permite também pensar o momento que a Europa atravessa.
Este projeto é o primeiro de uma série que pretende relacionar a memória autobiográfica com a história coletiva. O próximo espetáculo estreará em 2019/2020, trabalhando desta vez a relação entre a França e a Alemanha.

SOBRE O GRUPO As PRODUÇÕES ACIDENTAIS promovem projectos de criadores de várias áreas artísticas, miscigenando as suas linguagens próprias, ao sabor da sua disponibilidade e das oportunidades que vão surgindo. Apesar das nossas produções serem necessariamente “acidentais”, desde que informalmente começámos as nossas actividades produzimos 15 criações de teatro, música, escrita, fotografia e artes plásticas.
Paralelamente, temos desenvolvido acções de formação artística nas áreas do teatro e da promoção da leitura.

The theater is so endlessly fascinating because it's so accidental. It's so much like life.
Arthur Miller