MTA: 22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018 - ESPETÁCULOS

22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018 - ESPETÁCULOS

Actos Urbanos
 Criação
2 NOVEMBRO | SEXTA-FEIRA | 21H30 | M/16 | 70’
AUDITÓRIO FERNANDO LOPES-GRAÇA
©José Balbino
Autor Sarah Adamopoulos a partir de um processo em criação coletiva
Direção e encenação Joana Sabala                                                           
Texto e Dramaturgia Sarah Adamopoulos (a partir de ideias e processos em criação coletiva).
Com Afonso Pinto, Ana Rita Ferreira, Carolina Vargas, Clara Simões, Daniela Monteiro, Francisca Paiva, Francisca Silva, Hélder Silva, Íris Pitacas, Joana Antunes, João Monteiro e Madalena Raimundo. 
Desenho de luz Tasso Adampoulos
Cenografia Catarina Pé-Curto
Design gráfico e ilustrações Alice Prestes
Apoio trabalho de corpo: Mestre Pedro Ferreira (cinto negro em Krav Maga)
Uma produção do Teatro de Areia – Associação Cultural o Mundo do Espetáculo
Apoio Câmara Municipal de Almada
Agradecimentos Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro e Teatro Extremo 

A família: coração profanado da sociedade, apesar de sempiternamente sacralizado, como se não fosse o palco das primeiras relações de poder e dos primeiros horrores. Núcleo doente, por melhor, mais “normal”, mais são que pareça. Foi este o tema que quisemos trabalhar, partindo da experiência e da memória (ou das suas representações) do que é ser irmão. Muito depressa vimos a palavra fraternidade, tão virtuosa, a desaparecer, engolida por toda a sorte de sentimentos menos nobres, logo abafados pela culpa. Teatro societal, Criação revisita tempos e problemas que persistem, não sem trágico mistério, nas famílias atuais, e põe em cena a pedofilia, tantas vezes exercida no seio da família, ou na sua proximidade, com o consentimento calado de todos. O lugar que devia cuidar e proteger, agride e abusa, expondo a miséria moral que se oculta nas traseiras das casas, promiscuamente contíguas a outras casas, ao lado das couves e das galinhas. Uma criação sem pinças.

SOBRE O GRUPO
ACTOS URBANOS, criado e dirigido por Joana Sabala, é um projeto de teatro comunitário e de formação teatral sediado em Almada, aberto à população em geral, que constrói e produz espetáculos inovadores a partir de textos originais, quase sempre concebidos em criação coletiva (habitualmente em colaboração com a dramaturgista Sarah Adamopoulos). Valorizando as vivências quotidianas da urbanidade e transpondo-as de forma crítica para o processo de construção teatral, recorre a abordagens estéticas contemporâneas que se enquadram nas chamadas linguagens meta-teatrais e performativas. Focando-se no próprio processo, confere atenção particular às perspetivas criativas olhadas do ponto de vista das ciências sociais e humanas. Reunindo grupos heterogéneos, constituídos por pessoas com ou sem experiência prévia em teatro, assume desde o início um programa que se coaduna com a natureza imponderável de um grupo cuja composição se altera de ano para ano.