MTA: 23ª Mostra de Teatro de Almada / 2019

23ª Mostra de Teatro de Almada / 2019


ARREGALAR OS OLHOS NÃO É VER
TALMADA TEATRO

9  NOVEMBRO |SÁBADO | 16h00 | M/6 | 60’
TEATRO-ESTÚDIO ANTÓNIO ASSUNÇÃO

Texto e Encenação José Rodrigues
Assistente de Encenação Alexandra Pereira
Elenco José Rodrigues, Sandra Camargo
Cenografia Mariana Barbosa
Técnico de luz e som Alexandre Silva
Figurinos José Rodrigues e Alexandra Pereira
Produção Espaço Talmada Associação Teatro Profissional de Almada
Marketing e Publicidade Joana Gonçalves
Apoio Câmara Municipal de Almada
Fotografias TALMADA Teatro

Arregalar os olhos não é ver! é uma peça de José Rodrigues baseada no texto Galileu Galilei de Bertolt Brecht.

Nela realçamos a luta contra o bloqueio que a ciência teve de enfrentar para conseguir provar que a Terra não é o centro do universo. A teoria heliocêntrica, em oposição às teorias de Aristóteles e de Ptolomeu (teoria geocêntrica), encontrou uma resistência desproporcional por parte dos representantes do Vaticano e somente a persistência de Galileu, com o auxílio fundamental da "trompa holandesa" (telescópio), levou a que a confirmação das teorias de Copérnico chegassem finalmente à Holanda, pais protestante, e ai publicadas e postas á disposição dos cientistas que acabaram por mostrar ao mundo que não há suporte no céu.
 
SOBRE O GRUPO
O Talmada nasceu há três anos com intenção de dar voz a jovens atores acabados de formar ou em fase de formação. Hoje o Talmada é uma associação de Teatro, com um elenco fixo e outro variável para estagiários e atores em fase de projeção no mercado de trabalho. Entre atores, técnicos e de mais intervenientes necessários ao desenvolvimento da nossa atividade contamos já com um número considerável de pessoas que vão lutando diariamente para que o teatro nunca deixe de ser uma realidade da cultura portuguesa.
Com três peças em cena anualmente (uma infantil, uma juvenil e outra para o público em geral), o Talmada iniciou recentemente uma outra modalidade: "teatro para a família", com bilheteiras verdadeiramente acessíveis, apresentando todas as quartas-feiras uma comédia - "Montanha Russa".