MTA: 23ª Mostra de Teatro de Almada / 2019

23ª Mostra de Teatro de Almada / 2019


HÁ TANTO TEMPO
ALPHA TEATRO
ESTREIA

15 NOVEMBRO | SEXTA | 21h30 | M/16 | 60’
AUDITÓRIO FERNANDO LOPES-GRAÇA

Texto Harold Pinter
Tradução Jorge Silva Melo
Encenação Sofia Raposo
Interpretação Andreia Botelho, Cecília Robalo Henriques, Luís Menezes
Desenho e operação de Luz Élio Antunes
Cenografia e figurinos Luís Menezes
Design e fotografia Arcadiy Kulchinskiy e Débora Rocha
Produção Alpha Teatro
Apoio Câmara Municipal de Almada

Nos anos 70, Kate e Deeley, um casal numa quinta recuperada perto de Londres, esperam a visita de Anna, amiga de Kate desde os anos 50. Num universo de incertezas e contradições que memórias nos traz Anna ao presente? O que foi realmente o passado? “ Há coisas de que nos lembramos mesmo que nunca tenham acontecido”. Old Times de Harold Pinter marca o início de novo ciclo na sua obra, um teatro de memória vem sobrepor-se ao teatro da surda ameaça. Estreou na Royal Shakespeare Company no Aldwych Theatre em Londres, a 1 de junho de 1971 com a encenação de Peter Hall. Em Portugal a peça estreou a 12 de outubro de 1978 com o título Velhos Tempos , numa tradução de Ricardo Alberty, com encenação de Carlos Quevedo. Foi o espetáculo de inauguração da Sala Experimental do Teatro D.Maria II.
Esta tradução está publicada no volume Teatro II de Harold Pinter (ed.relógio de Água) e estreou a 26 de julho de 2002 no Centro Cultural de Belém, numa encenação de Solveig Nordlund numa co-produção com Artistas unidos e CCB.

SOBRE O GRUPO
ALPHA TEATRO foi fundado em 2014 na cidade de Almada. Nasceu da união entre jovens criadores, profissionais das artes do espetáculo com a pretensão de encontrar a sua forma de criação artística.
Dirigido por Sofia Raposo, Luís Menezes e Irina Grelha, pretende criar um público envolvente, com a dinamização da cultura e da educação do Concelho e efetuar protocolos e intercâmbios nacionais e internacionais.
Trabalhou, entre outros autores, Lewis Carroll, Juliet Marillier, Mia Couto e Samuel Beckett.