MTA: 23ª Mostra de Teatro de Almada / 2019

23ª Mostra de Teatro de Almada / 2019


COM DOM DINIS E DONA ISABEL
PLATEIAS D’ARTE

17 NOVEMBRO | DOMINGO | 18h00 | M/3 | 50’
AUDITÓRIO FERNANDO LOPES-GRAÇA 

Autor José Carlos Godinho
Adaptação e Encenação Diogo Novo
Figurinos Diogo Novo
Coreografia Diogo Novo
Cenário  Diogo Novo
Desenho de Som e Luz Diogo Novo
Direção Musical e de Vozes Diogo Novo
Direção de Atores Sara Castanheira
Maquilhagem e Adereços Sara Mendonça,
Atores Catarina Antunes, João Pedro Novo, Mariana Chaves, Gabriel Mendes, Maria Inês Antunes, Leonor Monteiro, Mafalda Leal, Zoé Leal, Renata Arenga, Inês Lourenço, Matilde Figueiras, Santiago Pereira, Daniel Marques, Mariana Malveiro, Maria Beatriz Costa, Francisca Vale, Vasco Simões, Rita Pereira e os Alunos da Classe do Coro Geral do Conservatório Regional de Palmela
Apoio Câmara Municipal de Almada
Crédito de Imagem Plateia D’Artes

 A Ópera Ligeira Com D. Dinis e D. Isabel, da autoria de José Carlos Godinho, foi adaptada para um espetáculo de palco, no âmbito do Projeto Curricular de parceria dos alunos de Artes Performativas da Escola de Artes da Plateias D'Arte e das Turmas de Canto e Coro Geral do Conservatório Regional de Palmela. Coordenação dos professores Diogo Novo e Lucina Morais. O espetáculo leva-nos à corte do Rei Dinis e da sua esposa, a Rainha Santa Isabel e tem por base uma forte mensagem de apelo aos valores de entreajuda, de solidariedade, de valorização e dignificação dos pequenos gestos que a par dos grandes feitos governativos e políticos são fundamentais para ouvirmos e descobrirmos a "rosa" que há em nós, essa força tão necessária para enfrentar todos os problemas. " E se acaso, nada houver melhor, uma rosa é quanto baste para dar amor!".

SOBRE O GRUPO
A Companhia de Teatro Musical da Plateias D'Arte, surge na continuação dos trabalhos realizados com o Grupo de Teatro Musical da Academia Almadense. 
O gosto pelos palcos, música, teatro e dança é alimentado através de projetos como O Sítio do Pica Pau Amarelo; O Feiticeiro de Oz; Annie, Memórias do Cinema Português e Da Revista ao Musical.
Contudo, este grupo nasce no ano de 2012, ano em que apresenta o seu primeiro projeto musical “Annie” que voltara a ser repetido em abril de 2013. Devido ao seu enorme sucesso, este grupo aposta numa produção mais ambiciosa e leva à cena O Feiticeiro de Oz, tendo obtido um êxito de bilheteira com mais de 3000 espetadores.
Já o Sítio do Picapau Amarelo, para além de ter esgotado 7 vezes no Cine Teatro Academia,
foi ainda a única peça infantil a esgotar por 2 vezes a sala do Fórum Municipal Luísa Todi, Casa da Cultura da Sertã e Cine Teatro Sousa Telles em Ourique.
Depois de O Sítio do Picapau Amarelo, seguiu-se; Disney - Momentos Mágicos em fevereiro de 2015 ; Musicalmadense - Festival da Canção em abril de 2015 e Noite Lírica em maio  e outubro de 2015, obtendo assim com este último o maior sucesso do ano da
nossa Companhia de Teatro Musical.
No Natal de 2015, o leva à cena, numa versão mais espetacular e mágica o grande musical Annie, e torna participar na 19º Mostra de Teatro de Almada com a peça mencionada.
Em março de 2016 estreia o grande musical Memórias do Cinema Português com os cantores Carlos Guilherme e Luísa Basto como protagonistas. A história do cinema musical português é contada no palco através de melodias sempre, com um elenco de 12 cantores e 4 bailarinos. Ainda em 2016 apresentam O Som Do Amor no mês de maio, um espetáculo onde se fala de todos os tipos de amor através da música, desde o amor romântico ao amor pela Arte.
Na 20.º Mostra de Teatro Almada, apresentou o musical infantil Feiticeiro de Oz. Mais tarde, e já no ano de 2017, estreia Piaf, Da Revista ao Musical e A Bela e o Monstro e ainda Sonhos - Um Clássico Encantado.
Propõe-se agora, na 23ª Mostra de Teatro de Almada, o musical Com Dom Dinis e Dona Isabel.