MTA: 23ª Mostra de Teatro de Almada / 2019

23ª Mostra de Teatro de Almada / 2019


OMELETA À MOLIÈRE
TEATRO DA GANDAIA

6 NOVEMBRO | QUARTA | 21H30 | M/6 | 60’
TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE (SALA EXPERIMENTAL)

Autor Christiane de Macedo, com base em textos de Molière
Produção Associação Gandaia
Encenação e Dramaturgia Christiane de Macedo
Textos (Fragmentos) de Peças de Molière O Avarento, As Eruditas, Médico à Força, Escola de Mulheres
Criação de Textos Christiane de Macedo
Colaboração de Alberto Oliveira
Elenco Alberto Oliveira, Bárbara Belmonte, Bia Calado, João da Costa, Manuel Ribeiro, Maria Almeida, Maria Lopes, Mena Batista, Olga Souza Nunes, Selma Tavares
Voz Off “O Avarento” Ricardo Cardo
Música Octávio Camargo e Chiris Gomes
Gravação e Edição Rodrigo Augusto Ribeiro
Luz Henrique Nabais
Cenário António Fonseca
Figurinos Teresa Macedo e Christiane de Macedo
Imagens do Ecrã Ricardo Salomão
Design Gráfico Ausenda Coutinho
Montagem de Sonoplastia Nuno Ramos
Operação de Som António Borges
Operação de Vídeo Arbela Lima
Cenotécnico João Paulo Gerardo
Registo em Vídeo e Fotografia António Nobre
Apoio Câmara Municipal de Almada
Fotografia António Nobre

Teatro é uma celebração. É construído com muita dedicação e entrega, com todos os cuidados e muito carinho ao longo de meses. Uma celebração que se consuma, em coletivo, em pouco tempo de maravilha num ambiente de penumbra.

Este trabalho do Teatro da Gandaia é uma vez mais dirigido com enorme energia e rigor por Christiane Macedo, sobre um texto que ela produziu, fruto de horas e horas de trabalho em ambos os lados do Atlântico, com base na obra inesquecível de Molière.
Em cima do palco vão estar vários atores, todos amadores. Uns porque amam, e outro porque a amizade o trouxe ao elenco numa hora de aflição. Ensaiaram horas e horas, dias atrás de dias, num ritmo cada vez mais intenso, para chegar a essa hora e fazer com as suas mãos, os seus corpos, as suas vozes, mas sobretudo com o seu tempo e energia, essa magia que partilham. Aliás, tudo começa precisamente na partilha. No trabalho de um grupo, para oferecer a todos quantos o desejem fruir.
Todo o trabalho de todas estas pessoas, se destina à criação desses momentos de maravilha, dessa magia contagiante que o Teatro é. Mas que magia é essa? A maior: Vida.

SOBRE O GRUPO
O grupo de teatro da Associação Gandaia iniciou as suas atividades em 2012 estreando-se no palco do Auditório Costa da Caparica em 2012 com o espetáculo As Aves de Aristófanes, encenado por Ana Nave. A partir daí, vários espetáculos foram apresentados, com outros dois encenadores dirigindo os trabalhos, primeiro, Rui Cerveira, com O Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues e ainda Christiane de Macedo, que se estreou como encenadora com O Segredo de Quem Somos.
O Grupo de Teatro da Gandaia desempenha um trabalho fundamental de animação cultural da Costa da Caparica e pauta-se por abertura à participação da comunidade e de iniciação ao teatro, disponível para quem tiver o “bichinho da Arte de Talma”.