MTA: 24ª Mostra de Teatro de Almada / 2020 - TEATRO ABC.PI

24ª Mostra de Teatro de Almada / 2020 - TEATRO ABC.PI

XABADÁ-UIZA
TEATRO ABC.PI  
ESTREIA

13 NOVEMBRO | SEXTA | 19h00 | M/12 | 45’
AUDITÓRIO FERNANDO LOPES-GRAÇA

Direção Artística Laurinda Chiungue
Co-Criação Laurinda Chiungue e Nylon Princeso
Intérprete Nylon Princeso
Adaptação Laurinda Chiungue e Nylon Princeso
Sonoplastia Dj Huba
Figurinos Teatro ABC.PI e Xabadá-Uiza Teatro
Cenografia Teatro ABC.PI e Xabadá-Uiza Teatro
Iluminação Teatro ABC.PI
Produção Lucila Clemente e Sofia Pereira

Performance Artística baseada no texto “AMÊSA” do escritor e dramaturgo angolano José Mena Abrantes, com cruzamento de alguns poemas de Agostinho Neto. 

A história gira em torno de um menino cujo o nome e a idade são um mistério. Desde muito cedo, por força das circunstâncias, é obrigado a abandonar a sua terra natal e enfrentar as dificuldades e desafios de uma cidade grande...
Na esperança de adaptar-se à nova realidade ele vive todos os sentimentos possíveis, a dor da perda dos pais, as deceções amorosas, o preconceito, o medo e a distância de uma vida melhor ficando cada vez maior…

SOBRE O GRUPO
O Teatro ABC.PI nasce da união de jovens atores com formação na área específica do Teatro sob direção artística de Rogério de Carvalho. Dispõe-se a criar novo público e a conciliá-lo com as obras artísticas de grandes autores de carácter universal.
Revela-se profissionalmente em 2005 com o espetáculo A Apologia de Sócrates, de Platão no 22.º Festival Internacional de Teatro de Almada onde recebe a distinção da crítica do Jornal Expresso, que assinala a reconhecida credibilidade do seu Projeto Artístico. De Jean-Luc Lagarce a Salomão, o trajeto de criação artística do Teatro ABC.PI constrói-se com o desafio de revelar um novo olhar sobre cada obra artística.
A par com o trabalho de criação artística, o Teatro ABC.PI desenvolve projetos de intervenção sociocultural com uma forte componente pedagógica, em diferentes contextos.