MTA: 24ª Mostra de Teatro de Almada / 2020 - COMPANHIA DE TEATRO MUSICAL PLATEIAS D’ARTE

24ª Mostra de Teatro de Almada / 2020 - COMPANHIA DE TEATRO MUSICAL PLATEIAS D’ARTE

ANASTASIA ROMANOV
COMPANHIA DE TEATRO MUSICAL PLATEIAS D’ARTE

9 JANEIRO | SÁBADO | 16h00 E 20h30
10  JANEIRO | DOMINGO | 15h00 E 18h00

AUDITÓRIO FERNANDO LOPES-GRAÇA | M/12 | 90’

Encenação Diogo Novo
Direção Musical Lucina Morais
Coreografia Diogo Novo
Desenho de Luz André Ribeiro
Desenho de Som ImpecAudio
Música Stephen Flaherty
Orquestrações London Arrangements
Dramaturgia e Adaptação Diogo Novo
Figurinos Diogo Novo e Helena Resende
Adereços Fátima Lopes e Luis Novo
Maquilhagem e Cabelos Sara Mendonça
Responsável de Maquilhagem João Pedro Novo
Direção de Cena Cláudio Louro
Produção Plateias D'Arte - Associação Cultural

São Petersburgo 1906, no hall principal do Palácio dos Romanov, a grande Imperatriz Maria Feodorovna, despede-se da sua neta, Anastasia, dizendo que irá regressar a Paris - sua casa.
Como presente, oferece-lhe uma linda caixa de música.
Quando a grande Imperatriz abandona o palácio, este é ocupado pelos bolcheviques, onde destroem o palácio e assassinam todos o Romanov. Anastasia consegue escapar.
São Petersburgo 1927, um rumor na cidade. Todos comentam acerca do rumor da princesa que escapou ao trágico domingo sangrento.
Dmitry e Vlad, dois charlatões fazem audições para encontrar uma rapariga que se faça passar pela princesa Anastasia, e fazer com que esta viaje com eles para Paris para se apresentar à Imperatriz para que esta reconheça a sua neta e em troca lhes entregue a milionária recompensa por a terem encontrado.
Gleb, um comissário do exército russo, apresenta ao povo os novos ideais para a construção de uma nova Rússia. São Petersburgo passa a chamar-se Leningrado.
Anya, uma pobre rapariga que vive nas ruas da cidade, procura Dmitry para que este a faça chegar a Paris. Anya, não se recorda de onde vem, nem quem é. Apenas tem consigo um colar desde sempre, com a palavra Paris.
Os dois charlatões ajudam pobre Anya, fazendo-a pensar que esta pode mesmo ser a princesa Anastasia desaparecida.

SOBRE O GRUPO
A Companhia de Teatro Musical da Plateias D'Arte, surge na continuação dos trabalhos realizados com o Grupo de Teatro Musical da Academia Almadense. O gosto pelos palcos, música, teatro e dança é alimentado através de projetos como “O Sítio do Pica Pau Amarelo”; ""O Feiticeiro de Oz""; ""Annie"", ""Memórias do Cinema Português"" e ""Da Revista ao Musical"".
Contudo, este grupo nasce no ano de 2012, ano em que apresenta o seu primeiro projeto musical “Annie” que voltara a ser repetido em abril de 2013.
Devido ao seu enorme sucesso, este grupo aposta numa produção mais ambiciosa e leva à cena “O Feiticeiro de Oz”, tendo obtido um êxito de bilheteira com mais de 3000 espectadores.
“O Feiticeiro de Oz” estreou a 25 de maio de 2013, e voltou a subir à cena em
Dezembro do mesmo ano, numa versão especial de Natal, com sessões especiais para as escolas do concelho de Almada. No ano de 2014, este grupo tem uma participação especial, a convite do encenador, na peça Comemorativa dos 55 anos de Carreira de António Calvário intitulada “Da Revista ao Musical”. Para assinalar a época Natalícia de 2014, este grupo volta a levar à cena uma peça dedicada ao público infantil, com uma mensagem muito forte acerca dos valores da amizade, da bondade, do carinho e do afeto, também numa versão especial de Natal, “O Sítio do Picapau Amarelo” participante na 18.º Mostra de Teatro de Almada. O Sítio do Picapau Amarelo, para além de ter esgotado 7 vezes no Cine Teatro Academia foi ainda a única peça infantil a esgotar por 2 vezes a sala do Fórum Municipal Luísa Todi, Casa da Cultura da Sertã e Cine Teatro Sousa Telles em Ourique.
Depois de O Sítio do Picapau Amarelo, seguiu-se; Disney - Momentos Mágicos em fevereiro de 2015; Musicalmadense - Festival da Canção em abril de 2015 e Noite Lírica em maio e outubro de 2015, obtendo assim com este último o maior sucesso do ano da nossa Companhia de Teatro Musical. No Natal de 2015, o leva à cena, numa versão mais espetacular e mágica o grande musical Annie, e torna a participar na 19º Mostra de Teatro de Almada com a peça mencionada.
Em março de 2016 estreia o grande musical "Memórias do Cinema Português" com os cantores Carlos Guilherme e Luísa Basto como protagonistas. A história do cinema musical português é contada no palco através de melodias sempre, com um elenco de 12 cantores e 4 bailarinos. Ainda em 2016 apresentam ""O Som Do Amor"" no mês de maio, um espetáculo onde se fala de todos os tipos de amor através da música, desde o amor romântico ao amor pela Arte.
Na 20º Mostra de Teatro Almada, apresentou o musical infantil o Feiticeiro de Oz. Mais tarde, e já no ano de 2017, estreia Piaf, Da Revista ao Musical e A Bela e o Monstro e ainda Sonhos - Um Clássico Encantado.
Propõe-se agora, na 24ª Mostra de Teatro de Almada, o musical Anastasia Romanov com Jorge Baptista da Silva e Helena Montez.