MTA: 24ª Mostra de Teatro de Almada / 2020 - A LAGARTO AMARELO E ENTREtanto Teatro

24ª Mostra de Teatro de Almada / 2020 - A LAGARTO AMARELO E ENTREtanto Teatro

MIL PALAVRAS POR DIA
A LAGARTO AMARELO E ENTREtanto Teatro
ESTREIA

20 NOVEMBRO | SEXTA | 20h30 | M/12 | 50’
TEATRO-ESTÚDIO ANTÓNIO ASSUNÇÃO

“Mil palavras por dia” a partir de Jack London
Texto e Encenação Júnior Sampaio
Interpretação Cláudia Negrão, Fernando Jorge Lopes
Cenografia Hugo Migata, Pedro Silva
Desenho de Luz Paulo Santos
Desenho de som Tiago Inuit
Figurinos Catarina Martins
Produção executiva Paula Coelho
Produção A Lagarto Amarelo e ENTREtanto Teatro

Agradecimentos Marcial Pinto, Sandra Martins, Academia Almadense e Teatro Extremo

Crise... Económica... Social... Humanitária...
Dois Lobos, famintos, furiosos, devoradores, revoltados, estão presos às correntes...
Dos comboios que passam, chegam a escassa comida e a imensidão de chaves libertadoras...
Uma chave poderá abrir as correntes...
Os humanos, viajantes dos comboios, divertem-se com os destinos dos lobos aprisionados...
O medo domina... O medo da solidão acelera o medo...
A repressão, a submissão, a ira, a dependência, a luta, a fome, a subjugação, a miséria, a ironia, os insultos,o riso, o nervosismo e o prazer de destruir o outro permeiam o ambiente...
O Homem e o Lobo...
“Lupus est homo homini lupus.” (Plauto)
O homem é o lobo do próprio homem...
Um homem é um lobo, não um homem, para outro
homem que ele ainda não conheceu...
Se encontram a liberdade, humanizam-se?
Na liberdade, viajam por trilhos desconhecidos, conduzem luzes e vivenciam histórias. Mas nunca deixam de ter espasmos selváticos!

SOBRE O GRUPO
A Lagarto Amarelo sediada em Almada surgiu em 2009. Tem como prioridades a concepção e produção de âmbito teatral e a criação de parcerias com outras entidades culturais, fomentando a troca de conhecimentos tentando assim facilitar a realização dos projetos. Iniciou a sua actividade em parceria com A Gato que Ladra com o espectáculo “A Transformação”, ironia sobre a obra “Metamorfose” de Franz Kafka; Varazim Teatro com o espectáculo “O Estrangeiro”, de Albert Camus; GITT no âmbito do seu 40º Aniversário, com espectáculo “O Bife” de Jack London; Academia Almadense com o espectáculo “O Conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago e em 2019 iniciou parceria com O ENTREtanto TEATRO com o espectáculo “A Estrada”, de Jack London.
O ENTREtanto Teatro estrutura com 26 anos de atividade sediada em Valongo, teve sempre a preocupação de não se encerrar em si mesmo, já co-produziu espectáculos com várias companhias nacionais e internacionais: A Lagarto Amarelo, Trigo Limpo – Teatro ACERT, SEIVA Trupe, Be-dom, Estaca Zero, Teatro CASA (Salgueiro-Brasil), Remo Produções Artística (Recife-Brasil) e Cia. Melodramática – São Paulo (São Paulo-Brasil). A companhia sempre esteve aberta a outros encenadores nacionais e internacionais: António Capelo (Portugal), Quico Cadaval (Espanha), Denis Bernard (Bélgica); Teresa Aline (Brasil), Gabriel Villela (Brasil), Leonardo Brício (Brasil), Pompeu José (Portugal), Igor Gandra (Portugal), Hugo Villavicêncio (Peru), Rita Lello/Maria do Céu Guerra (Portugal) e Cláudia Negrão (Portugal). E organiza A Mostra Internacional de Teatro – ENTREtanto MIT Valongo, com 23 edições realizadas, levando aos palcos de Valongo espetáculos da Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Guiné-Bissau, Holanda, Inglaterra, Itália, Moçambique, República Checa, Suíça, Polónia e Portugal.