MTA: O Grupo

O Grupo

O LIBERTINO PASSEIA POR BRAGA, A IDOLÁTRICA, O SEU ESPLENDOR de Luiz Pacheco M/12
6 Abril 2011, quarta 21h30
Auditório Fernando Lopes-Graça (conversa com público no final)

Encenação António Olaio Interpretação André Louro Dramaturgia Anabela Felicio, António Olaio Figurinos Maria Ribeiro Fotografia José Maria Frade Luz e Operação Luz Daniel Verdades Cenografia Maria Ribeiro Produção Executiva António Olaio

Foto: José Maria Frade

Num mundo em que a moral é um colete de forças que o grupo dominante exerce sobre o dominado para salvaguardar a sua prepotência, o Bem e o Mal são completamente distintos e independentes disso – o Mal pode estar de mão dada com a moral e o Bem contra ela. A moral muda consoante o grupo dominante e as suas necessidades, o que não muda é a ética. Neste passeio por Braga, o Libertino não viola nenhuma ética, pelo contrário, as suas conversas e reflexões descrevem-nos e dão-nos uma imagem muito mais exacta da realidade portuguesa, da vida acanhada em tempos de opressão num país cinzento e de violências contidas, do que toda uma literatura que se pretendeu interferente. Poder-se-ão identificar em cada parcela da crónica desta viagem os traços do labirinto lusitano; a sub-cultura, o tradicionalismo tacanho, as instituições (polícias, exército, igreja), as guerras coloniais, a hipocrisia, as superstições, o provincianismo, a frustração (sexual, económica, afectiva, politica), são elementos da estrutura nacional que nos aparecem ordenados numa relação natural. André Louro, vestindo a pele de Pacheco, recria em palco toda a riqueza de situações, acontecimentos, ambientes e estados de alma que o Libertino percorre na sua via-sacra para a redenção.

Formado em 1992 por iniciativa de António Olaio e Ana Saltão, o Colectivo de Teatro O Grupo apresentou como primeira produção O Desconcerto, de Jaime Salazar Sampaio. Tendo já levado à cena mais de uma dezena de espectáculos, com textos de diversos dramaturgos, O Grupo tem trabalhado sob a direcção de vários encenadores e com um vasto e diversificado conjunto de actores. Após algum tempo com uma actividade mais exígua, O Grupo retoma agora com este extraordinário texto de Luiz Pacheco um novo ciclo da sua existência.