MTA: Cénico da Incrível Almadense

Cénico da Incrível Almadense

OS MALEFÍCIOS DO TABACO E A MORTE BATE À PORTA de Anton Tchekhov e Woody Allen M/6 ESTREIA
16 Abril 2011, sábado 21h30
Salão de Festas da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense


Tradução Ruy Castro (Woody Allen) Intérpretes Andreia Freire e Pedro Magalhães Encenação, Dramaturgia, Fotografia, Grafismo e Cenografia CIA Figurinos Alice Rolo Luz, Operação de Luz, Som e Operação de Som José Carlos Santos Produção Executiva CIA

Num espectáculo constituído por duas peças, aparece-nos, primeiro, Nioukine, homem nervoso e amargurado, que se predispõe a realizar uma conferência, com fins beneficientes, sobre os malefícios do tabaco, que lhe foi imposta por sua mulher. O tema central acaba por ser a sua vida privada e especificamente os maus-tratos que sofre de sua mulher. Segue-se Woody Allen, no seu incomparável humor, retratando-nos como Nat engana a “Morte” e remetendo-nos para um dos temas intemporais da humanidade e um dos seus mistérios – a Morte e o que há (ou não) para além dela.

Tendo estado estagnado durante dez largos anos, em 1998, no âmbito das comemorações do 150º aniversário da Colectividade, foi reactivado o Grupo Cénico da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense que, outrora, presenteou os sócios com espectáculos de sucesso, nomeadamente de revista à portuguesa. O grupo conta com cerca de 20 elementos de idades compreendidas entre os 17 e os 80 anos e se, por um lado, é marcado pela heterogeneidade das faixas etárias, por outro é homogéneo no que concerne a objectivos e ideais. O Cénico da Incrível Almadense (actual designação) é, genuinamente, um grupo de teatro amador, imbuído do espírito de “trabalho por amor à camisola”.