MTA: Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria

Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria

PARLATÓRIOS E FALATÓRIOS
de Prosper Mérimée e Ruzante M/12
16 Abril 2011, sábado 21h30
Teatro Municipal de Almada - Sala Experimental


Tradução António Neves Pedro, Fernando Mora Ramos e José Carlos Faria Encenação, Dramaturgia e Fotografia Vitor Azevedo Intérpretes Luis Henriques, Francisco Figueira, Marina Figueira, Henrique Viegas, Dário Dionísio, Luis Lopes e Andreia Dias Figurinos Mila Bernardes Grafismo Vitor Mio Luz Vitor Azevedo e Vitor Mio Operação de Luz Ramon Rodal Som Vitor Azevedo Operação de Som Ramon Rodal Cenografia Vitor Mio Produção executiva GITT

Juntar duas peças teatrais de épocas tão diferentes (sécs. XIV e XIX), com o humor corrosivo de Ruzante e Mérimée, que o tempo não conseguiu datar, foi um trabalho dramatúrgico cuja finalidade seria a de que os temas das duas peças nos trouxessem à memória as preocupações que, tal como há séculos, hoje nos afligem: a guerra e a religião. O ponto de partida foi o da inversão do tempo, começar da frente para trás, dos nossos dias para os séculos idos. Dessa forma foram adicionadas aos textos originais duas personagens contemporâneas, um militar e um padre, que nos vêm confessar e pedir perdão pelos seus erros e crimes cometidos. A tentação de actualizar estes dois temas tão mediáticos, transportando-os para os nossos dias seria, a meu ver, um erro perante um teatro tão profundamente realista, “que desvenda a casualidade complexa das relações sociais, que denuncia as ideias dominantes como ideias das classes dominantes”, na aguda formulação de Bertold Brecht.

O GITT é um grupo de teatro amador e independente, que encontrou nos Recreios Desportivos da Trafaria a compreensão e o apoio para que nas suas instalações pudesse desenvolver toda a sua actividade desde a sua fundação até a presente data, com a apresentação de um total de 374 espectáculos, em várias localidades. Entre actores, cenógrafos, encenadores e técnicos, já passaram pelo GITT mais de uma centena de pessoas, que estiveram ou ainda estão ligadas ao teatro profissional.