MTA: Murmuriu

Murmuriu

AGAMÉMNON – VIM DO SUPERMERCADO E DEI PORRADA AO MEU FILHO M/16
ENSAIO ABERTO
9 Abril 2011, sábado 19h
Casa Municipal da Juventude de Cacilhas
(conversa com público no final)

Foto: Susana Paiva Texto

Rodrigo García Tradução e direcção John Romão Interpretação Gonçalo Waddington, entre outros Apoio à dramaturgia Mickael de Oliveira Desenho de luz Daniel Worm D'Assumpção Colaboração musical .tape. (Daniel Romero) Co-produção: Colectivo 84 e Murmuriu

Apoios: Ministério da Cultura - Direcção Geral das Artes, São Luiz Teatro Municipal, ZDB

Propomos um ensaio aberto ao público do nosso mais recente trabalho: Agamémnon - vim do supermercado e dei porrada ao meu filho (Prémio UBU 2004), texto do dramaturgo hispano-argentino Rodrigo García, com interpretação de Gonçalo Waddington e direcção de John Romão. Nesta abertura de portas ao público de um espectáculo que está em construção, vamos poder falar sobre o nosso processo de trabalho, a nossa maneira de pensar um objecto teatral contemporâneo, apresentando os materiais cénicos e a dramaturgia do espectáculo que temos estado a desenvolver, para além de uma conversa com a equipa artística envolvida nesta produção. O espectáculo estreará a 21 de Abril no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
John Romão

Rodrigo García [Prémio Europeu de Teatro - Novas Realidades Teatrais, 2008] trabalha em função da cristalização dos “lugares comuns”, procura o contacto com os nossos demónios e demais mitologias contemporâneas. Nas suas fábulas, mostra como a publicidade se infiltrou em todos os lugares da nossa existência, substituindo-se à política. Arma e desarma tudo o que cremos conhecer mas que, no entanto, não queremos ver: a nossa implicação pessoal crescente neste sistema. Por isso é-lhe colocada a etiqueta de “provocador”. Mas não seria tal sentimento de provocação o sinal de que o seu trabalho desperta a nossa capacidade de ser espectadores ainda vivos, capazes de maravilhar-nos, de exercer o nosso juízo, de indignarmo-nos? O jogo insolente de teatro contra a seriedade mórbida das máscaras sociais. Rodrigo García avança sobre o campo minado do mundo, imita-o, mete-o à prova, como uma espécie de jogo, exaspera-o até fazê-lo cair dentro do teatro. (Philippe Macasdar, Director do Théâtre de Saint-Gervais de Genebra)

O Murmuriu foi fundado em 2002 por John Romão. Desde então tem apostado na criação e produção de criações de teatro contemporâneo, tendo colaborado com diversos artistas nacionais e estrangeiros e realizado co-produções de âmbito nacional e internacional.