MTA: 25ª Mostra de Teatro de Almada - 2021 | TEATRO BOCAGE

25ª Mostra de Teatro de Almada - 2021 | TEATRO BOCAGE

EPIFANIAS
TEATRO BOCAGE

06 NOVEMBRO | SÁBADO | 21H30 | M/16 | 60’
SALA DE ENSAIOS – TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE   

Texto, criação artística, atriz performer Rita Cássia, ator performer Pedro Vicente
Criação musical, músico performer João Oliveira
Desenho de luz Pedro Vicente, Rita Cássia
Figurino Rita Cássia
Criação audiovisual Raquel Pimentel
Fotografia Alexandre Barão

Consolidação de um ciclo de experimentações performativas a solo, realizadas pontualmente por Rita Cássia entre os anos 2013-2016 no Projeto Conversando Com Clarice (Lisboa: Restart / BlueLab / Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes Todos os Nomes, Barcelona: Tudanzas). Rita Cássia, antropóloga formada pelo ISCTE-IUL, atriz-performer, ativista, arte-educadora, luso-afro-brasileira, têm denunciado nacionalmente e internacionalmente nos últimos três anos, práticas sociais violentas contra mulheres e crianças, que decorrem em território português, através da publicação de artigos e registos em relatórios com enfoque em método biográfico. Em palco, esta mesma mulher e um homem “Filho do Silêncio”, dialogam. Talvez nunca consigam escutar-se. Talvez haja esperança. Talvez. Um músico, arauto/mestre/sábio, entre demarcações específicas de cena e, breves improvisações, conduz as reverberações de vozes que darão suas passagens.

SOBRE O GRUPO
Inaugurado em Lisboa a 5 de maio de 2006, o Teatro Bocage soma já 15 anos de existência. Assume-se como um espaço onde se desenvolvem atividades culturais multidisciplinares, designadamente nas áreas da representação teatral, stand up comedy e música, criando uma oferta de programação diversificada, potenciando o emergir de novos valores e a difusão e crescimento de companhias ou grupos informais sem espaço próprio ou que procuram apresentar os seus trabalhos na cidade de Lisboa.
No Teatro Bocage desenvolvem-se ainda atividades de formação em Teatro para todas as idades, utilizando o Teatro como ferramenta de comunicação, com especial enfâse no desenvolvimento de químicas e espírito de grupo.
Soma já um vasto portfólio de espetáculos infanto-juvenis e projetos pontuais para público adulto, de que se destacam a sua primeira produção A alegre história de Portugal em 90 minutos (m/6) e as mais recentes produções Fernando (que) Pessoas? (m/12) e Epifanias (m/16).