MTA: 25ª Mostra de Teatro de Almada - 2021 | A LAGARTO AMARELO

25ª Mostra de Teatro de Almada - 2021 | A LAGARTO AMARELO

O FAROL
A LAGARTO AMARELO
ESTREIA

18 NOVEMBRO | QUINTA | 21H30 | M/12 | 80’
19 NOVEMBRO | SEXTA | 21H30
TEATRO-ESTÚDIO ANTÓNIO ASSUNÇÃO

Autor Joaquim Paulo Nogueira
Encenação Cláudia Negrão
Elenco Carlos Areia, Cláudia Negrão, Júlio Mesquita
Cenografia Hugo Migata e Pedro Silva
Música e sonoplastia Tiago Inuit
Desenho de luz e operação de luz e som Paulo Santos
Assistência de encenação Joaquim Paulo Nogueira
Produção executiva Paula Coelho
Agradecimentos Teatro Extremo, Marcial Pinto, Rui Freitas Carpintaria, RDT Casino Trafaria.
Apoios Câmara Municipal de Almada, Bilhares Carrinho, BCC Project. Projeto financiado por Governo de Portugal – Ministério da Cultura | Direção-Geral das Artes

O Farol, de Joaquim Paulo Nogueira, é um belíssimo texto que nos arrasta para um universo introspetivo, intimo, que conjuga uma linguagem poética, quase onírica com uma crueza descarada de vocabulário. Fala-nos do mundo mais profundo dos medos, dos sonhos, dos desejos. Fala-nos do aprisionamento que vai para além da contenção do espaço físico.

A ação decorre num bar "de fim de linha". À sua frente o mar. Só um farol projeta a sua luz regular como uma estrela guia. São 3 as personagens que se juntam e encontram aqui. Fechadas, à procura de soluções, estão num limbo. Xavier, escritor em crise de criação, está numa situação desesperada com o seu editor a quem prometeu um romance, Esmeralda, uma ex-mulher da noite, carrega a esperança de recuperar a sua filha e o dono do Bar, o Gémeo está preso àquele lugar pela memória de um passado ambíguo.

SOBRE O GRUPO
A Lagarto Amarelo sediada em Almada surgiu em 2009. Tem como prioridades a conceção e produção de âmbito teatral e a criação de parcerias com outras entidades culturais, fomentando a troca de conhecimento, tentando assim facilitar a realização dos projetos, pois considera que a cooperação entre entidades é a forma mais viável para garantir o sucesso dos mesmos, aproveitando as sinergias e rentabilizar as potencialidades de cada um. É apoiada pelo Município de Almada desde 2016 e tem apresentado regularmente na MTA espetáculos como O Bife de Jack London, Três Máscaras de José Régio, O Fim da Linha de Jean-Pierre Martinez, O Contrabaixo de Patrick Süskind, A Estrada de Jack London, e Mil Palavras por Dia de Júnior Sampaio.
Além de Almada e Lisboa tem levado o seu trabalho a vários pontos do país e do estrangeiro (Brasil).