MTA: Memórias de Embalar, pela Armadilha – Associação de Teatro e Música com Cultura

Memórias de Embalar, pela Armadilha – Associação de Teatro e Música com Cultura

MEMÓRIAS DE EMBALAR
de António Rocha
ESTREIA
para crianças dos 0 aos 3 anos
21 Fev 2010, Dom.
11h00 – 0 aos 24 meses / 12h00 – 24 aos 36 meses
Local: Teatro Extremo

Encenação: António Rocha; Intérpretes: António Rocha, Katarzyna Pereira, Miguel Cintra, Maria João Costa; Figurinos e Cenografia: Arminda Moisés Coelho; Fotografia: Rui Rocha e Arminda Moisés Coelho; Grafismo: Rui Rocha; Luz, Operação de Luz e Operação de Som: Celestino Verdades; Som (música ao vivo): António Rocha, Katarzyna Pereira, Miguel Cintra e Maria João Costa; Música: António Rocha, Katarzyna Pereira, Miguel Cintra, Maria João Costa; Produção Executiva: Arminda Moisés Coelho; Preparação Vocal/Técnica Vocal: Victor Gaspar.

Este espectáculo não tem um texto, nem enredo. Desenrola-se à volta de canções sem palavras, cantos rítmicos e muito movimento. Num ambiente acolhedor, num círculo, pais e filhos ouvem “histórias musicais/memórias de embalar”. Neste espaço onírico, adormecem-se os bebés cantando, ou melhor, embalando. Como em qualquer memória, há momentos calmos e outros muito movimentados, mas tudo em grande brincadeira, embalando no berço do afecto. Assim, pais e filhos participam deste espectáculo, a cantar, a fazer movimentos ou somente a ouvir.

Baseado no modelo das sessões de orientação musical para bebés, a partir da Teoria da Aprendizagem Musical para Recém-nascidos e Crianças em Idade pré-escolar, de Edwin Gordon, e em estudos sobre desenvolvimento musical na 1ª infância, este espectáculo/workshop é essencialmente destinado a bebés e crianças pequenas, com a participação dos adultos que as acompanham. Em Memórias de Embalar propõe-se que o público seja divido entre a plateia e o palco, que terá capacidade para 12 adultos (acompanhantes do bebé/criança) e 12 bebés/crianças. Sugere-se que a plateia tenha uma capacidade máxima de 20 espectadores (adultos e/ou crianças a partir dos 7 anos).

Aconselha-se os pais/acompanhantes a usar roupa confortável e a trazerem meias anti-derrapantes (para o adulto e para a criança).