O FAROL
A LAGARTO AMARELO
ESTREIA
18 NOVEMBRO | QUINTA | 21H30 | M/12 | 80’
19 NOVEMBRO | SEXTA | 21H30
TEATRO-ESTÚDIO ANTÓNIO ASSUNÇÃO
O Farol, de Joaquim Paulo Nogueira, é um belíssimo texto que nos arrasta para um universo introspetivo, intimo, que conjuga uma linguagem poética, quase onírica com uma crueza descarada de vocabulário. Fala-nos do mundo mais profundo dos medos, dos sonhos, dos desejos. Fala-nos do aprisionamento que vai para além da contenção do espaço físico.
A ação decorre num bar "de fim de linha". À sua frente o mar. Só um farol projeta a sua luz regular como uma estrela guia. São 3 as personagens que se juntam e encontram aqui. Fechadas, à procura de soluções, estão num limbo. Xavier, escritor em crise de criação, está numa situação desesperada com o seu editor a quem prometeu um romance, Esmeralda, uma ex-mulher da noite, carrega a esperança de recuperar a sua filha e o dono do Bar, o Gémeo está preso àquele lugar pela memória de um passado ambíguo.
SOBRE O GRUPO
A Lagarto Amarelo sediada em Almada surgiu em 2009. Tem como prioridades a conceção e produção de âmbito teatral e a criação de parcerias com outras entidades culturais, fomentando a troca de conhecimento, tentando assim facilitar a realização dos projetos, pois considera que a cooperação entre entidades é a forma mais viável para garantir o sucesso dos mesmos, aproveitando as sinergias e rentabilizar as potencialidades de cada um. É apoiada pelo Município de Almada desde 2016 e tem apresentado regularmente na MTA espetáculos como O Bife de Jack London, Três Máscaras de José Régio, O Fim da Linha de Jean-Pierre Martinez, O Contrabaixo de Patrick Süskind, A Estrada de Jack London, e Mil Palavras por Dia de Júnior Sampaio.
Além de Almada e Lisboa tem levado o seu trabalho a vários pontos do país e do estrangeiro (Brasil).