MTA: 24ª Mostra de Teatro de Almada / 2020 - PRODUÇÕES ACIDENTAIS

24ª Mostra de Teatro de Almada / 2020 - PRODUÇÕES ACIDENTAIS

NARRATIVAS DA MEMÓRIA: A PASTORA LEITORA
PRODUÇÕES ACIDENTAIS
ESTREIA

08 NOVEMBRO | DOMINGO | 19h00 | M/12 | 65’
AUDITÓRIO FERNANDO LOPES GRAÇA

Texto e Encenação Gisela Cañamero
Interpretação Luzia Paramés
Luz e sonoplastia José Manhita
Figurino Alice Rolo
Fotografia Rafael del Rio
Residência Centro Unesco, CM Beja
Apoio Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal de Beja / Pax Julia – Teatro Municipal
Co-produção Produções Acidentais / arte pública

Com raízes no Alentejo, a vivência rural deste personagem remete-nos para recônditos de todo um país que fomos, e que permanece apenas nas memórias dos mais velhos: infância, trabalhos, escola, família, pobreza extrema, união conjugal, condição da mulher, Guerra do Ultramar.
Os padrões de aculturação e pressupostos sociais duma época que condenou grande parte das mulheres a serem as deserdadas dos deserdados, num Portugal de memória recente, encontram, na voz da protagonista que dá corpo e voz à narrativa, a alternativa, fracturante, de interromper o ciclo de dependência e de pobreza a que estaria destinada.
A Pastora Leitora – personagem inspirado em mulheres reais – sublinha o carácter reflexivo e transformador que o acesso ao livro, a leitura e a literatura, podem ter num percurso de vida orientado pela fundamental possibilidade da escolha.    

Gisela Cañamero

Espectáculo integrado no Ciclo WOS Women on Scene.

SOBRE O GRUPO
Inspirando-nos na ideia contida na palavra acidental, apresentamos um programa que contém essa natureza casual, repentina, irregular. Produzimos e criámos 14 espectáculos de teatro - 9 para adultos, 4 para crianças - 1 espectáculo de rua e a performance O Amor Anda no Ar.
Trabalhámos com a comunidade no âmbito da promoção da leitura e da expressão dramática e apresentámos concertos de música e de spoken word. Temos desenvolvido oficinas com crianças e seniores.
Publicámos a Zona Magazine, revista de fotografia com 3 números sobre Almada, e o livro Sinas, a partir do espectáculo Carnival. Será lançada este ano a Revista WOS - Women on Scene, em parceria com o grupo Arte Pública, que recolhe testemunhos de criadoras portuguesas. Temos já em preparação o nosso próximo espectáculo, o musical Moonstros, interpretado por crianças, que estreará em Junho de 2021.