MTA: 24ª Mostra de Teatro de Almada / 2020 - MARINA NABAIS DANÇA

24ª Mostra de Teatro de Almada / 2020 - MARINA NABAIS DANÇA

EXCERTOS DE AFINAR O SILÊNCIO
MARINA NABAIS DANÇA

21 NOVEMBRO | SÁBADO | DAS 10h00 AO 12h30 | M/12 | 150’ | ENTRADA LIVRE
CONVENTO DOS CAPUCHOS | INSTALAÇÃO VÍDEO ON GOING

Direção e edição final da matéria Marina Nabais
Produção executiva João Moreira
Produção Marina Nabais Dança

Fluid Body | 12 min | performance 3 solos de improvisação, com base no workshop de Fevereiro de BARINAMO. Apresentado no Ponto de Encontro a 22 de Fevereiro. Com Bari Kim, Marina Nabais e Namo Joo e realização de Eva Ângelo.

Micélio | 30 min | solos em confinamento - com base no período de aulas online, as participantes do Laboratório realizaram pequenos vídeos-dança em suas casas. Com Carolin Hempel, Filipa Fernandes, Filipa Leite, Inês Galvão Teles, Joana Mealha, Margarida Figueiredo, Nádia Nogueira, Olívia Sousa Correia, Susana Mourão, Tilda Nascimento.

Poetree | 15 min | vídeos desenvolvidos a partir de uma residência artística internacional online, apresentado no Seoul Dance Center, organizado por Bari kim (KOR) e Namo Joo (KOR), com a presença de vários artistas internacionais, incluindo Marina Nabais, cujo vídeo foi feito por Tiago Melo Bento.

Afinar o Silêncio é um apelo à pausa, tão importante como a ação. É uma reactualização de uma investigação sobre uma possível medida certa de esforço no contexto actual através da pergunta: que movimento existe na imobilidade e que dinamismo existe no parar? O trabalho desenvolve-se através de residências artísticas e de um laboratório com a comunidade. Devido ao confinamento, o projeto teve que ser redimensionado no tempo e nos processos (o laboratório e a recolha audiovisual, mantiveram-se através do trabalho artístico a partir de casa e da partilha em sala virtual).

Para a 24ª Mostra de Teatro de Almada optou-se por um formato de 3 instalações de vídeos exibidos no Convento dos Capuchos de algumas investigações-performances já desenvolvidas. O público terá a oportunidade de assistir a excertos de Afinar o Silêncio com outros artistas e participantes da comunidade. Os vídeos serão exibidos simultaneamente em distintas partes do Convento, com a presença da coreógrafa Marina Nabais.

SOBRE O GRUPO
Inicialmente como a menina dos meus olhos, associação cultural, e, a partir de 2013, como Marina Nabais Dança, associação cultural (MND), Marina Nabais tem vindo a desenvolver projetos de dança/teatro com vários colaboradores de outras áreas artísticas e parcerias com diversas instituições.

MND assume como objetivos principais a investigação, a criação e difusão de espetáculos na área da Dança e do Movimento Contemporâneo, bem como a promoção de projetos pedagógicos, numa lógica de colaboração e interdisciplinaridade.

A associação assenta em 3 eixos principais: criação de espetáculos e performances, com extensa fase de pesquisa e residências; circulação das obras de criação, em diversos formatos e contextos: teatros, bibliotecas, museus, ar livre, permitindo a fruição por um vasto público com diferentes realidades socioeconómicas e faixas etárias; serviço educativo diversificado: escolas públicas, centros culturais, câmaras municipais e outras associações.