MTA: 22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018

22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018

Marina Nabais Dança, associação cultural
 “NO”
10 NOVEMBRO | SÁBADO | 19H00 | M/5 | 50’
PONTO DE ENCONTRO – CASA MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CACILHAS
©Ana Amaral
Autor Criação Coletiva
Direção Laboratório/Coreografia Marina Nabais
Co-criação Camille Mercadier, Filipa Barroso, Filipa Fernandes, Filipa Leite, Inês Galvão Teles, Jesús Manuel, Mafalda Jorge, Margarida Figueiredo, Patrícia Sousa, Pedro Matias, Rita Seabra
Intérpretes Filipa Fernandes, Filipa Leite, Inês Galvão Teles, Jesús Manuel, Mafalda Jorge, Margarida Figueiredo, Patrícia Sousa, Pedro Matias, Rita Seabra
Música Original Gonçalo Alegria
Desenho de luz Manuel Abrantes
Produção Marina Nabais Dança, associação cultural
Acolhimento Casa Municipal da Juventude de Cacilhas - Ponto de Encontro
Agradecimentos Carla Ribeiro, VOM, Francisco Marreiro, Miguel Brinca, Roberta Dias

Hoje vivemos numa espiral hiperconectada de possibilidades e estímulos. Forçados a seguir o ritmo acelerado da vida ativa/positiva, acabamos consumidos no esgotamento físico e mental.
Marina Nabais, na edição anual do seu Laboratório de Movimento e Dança, propôs aos 12 participantes refletir sobre este corpo/mente à beira do colapso.
Através duma série de exercícios e experimentações, foi também procurada a tese dum regresso para um modo mais contemplativo/negativo do movimento, em que a demora e a desocupação permitem retomar a carícia, o abandono e a resistência. Estas duas vias de existência – Vida Ativa e Vida Contemplativa - conduzem-nos a dois tipos diferentes de cansaço com os quais temos de negociar o avanço das nossas vidas.
NO propõe-nos o aqui e agora, uma dança permanente entre o positivo e negativo, convidando-nos a saborear o verdadeiro aroma do tempo

SOBRE O GRUPO
Marina Nabais Dança, Associação Cultural (MND) foi fundada em 2013, assumindo como objetivo a produção e difusão de espetáculos de dança contemporânea bem como a promoção de projetos pedagógicos.
Os projetos desenvolvidos pela Associação contam com a direção artística da coreógrafa Marina Nabais em colaboração com profissionais de diversas áreas, nomeadamente: Ana Coimbra Oliveira, Ainhoa Vidal, Alban Hall, Ana Sargento, Ângela Ribeiro, Beatriz Tomaz, Carla Ribeiro, Catarina Alfaia, Clara Bevilaqua, Diogo de Andrade, Gonçalo Alegria, Isabel Correia, Joana Guerra, Joana Pupo, Luís Ferreira, Manuel Abrantes, Margarida Mestre, Marina Duarte, Miguel Cruz, Nuno Nogueira, Ricardo Freitas, Sara Santana, Simão Costa, Tiago Melo Bento.
Em busca de um entendimento e relação com o mundo, a Associação encontra as suas raízes no devir do corpo em transformação, onde o movimento está em permanente metamorfose, sempre conectado com o momento presente.
Os principais focos desta exploração são a consciência e percepção do corpo e das suas potencialidades de movimento, a anatomia aplicada à dança e o estímulo do imaginário e criatividade.
MND relaciona-se transversalmente com todas as idades, pois cada etapa de desenvolvimento humano tem algo de muito precioso a contribuir para esta procura.
Do historial da Associação constam os seguintes projetos artísticos: SEDIELA, DANÇÁRIO, MIOCÁRDIO (2014), DE SEDA (2015), O LUGAR QUE OCUPO, SUSTENIDA, LINHA, CORPO-MAPA-LIVRO (2016), DESALINHO, NA AUSÊNCIA DO MEU CORPO (2017), NO, VAGAR (2018).
Ao longo do seu percurso, MND tem contando com a parceria de entidades como ACCCA-Companhia Clara Andermatt (Lisboa), Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas (Ribeira Grande, Açores), ARTEMREDE - Teatros Associados, dEVIR/CAPa (Faro), EIRA (Lisboa), Fórum Dança (Lisboa), IF Barcelona, O Teatrão (Coimbra), Museu do Douro (Peso da Régua), Teatro-Cine de Torres Vedras, entre outros, bem como com o apoio de diversos municípios.
Como co-produtores, destacam-se as seguintes estruturas: Câmara Municipal de Monção, Palácio Marquês de Pombal (Oeiras), Câmara Municipal de Oeiras, Culturgest (Lisboa), Fundação Lapa do Lobo (Lapa do Lobo), Comédias do Minho, Fundação Serralves (Porto), Guimarães Capital da Cultura 2012, Centro Cultural de Vila Flor (Guimarães), Teatro Maria Matos (Lisboa), Cinema Teatro Joaquim d'Almeida (Montijo), Câmara Municipal do Montijo, Balleteatro (Porto) e Teatro Cine de Gouveia (Castelo Branco).
MND é uma estrutura apoiada pelo Município de Almada e recebeu apoios pontuais do Governo de Portugal/DGArtes-Direção Geral das Artes no âmbito dos projetos DANÇÁRIO, CORPO-MAPA-LIVRO e NA AUSÊNCIA DO MEU CORPO.