MTA: 22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018

22ª Mostra de Teatro de Almada / 2018

ARTES E ENGENHOS
 “Migrações – Título Provisório”
16 NOVEMBRO | SEXTA-FEIRA | 22h30 | M/16 | 65’
TEATRO-ESTÚDIO ANTÓNIO ASSUNÇÃO
©Paulo Hung
Autor Artes e Engenhos, Sandra Hung
Texto, Dramaturgia e Interpretação Sandra Hung
Encenação, Dramaturgia e Selecção Musical Rogério de Carvalho
Interpretação Paula Reis
Apoio Vocal Luís Madureira
Direcção Técnica, Luz, Sonoplastia e Produção Executiva João Chicó/Contrapeso
Projecção João Chicó a partir de vídeo de João Seiça
Registo Videográfico Paulo Hung
Vídeo Promocional João Seiça
Design de Comunicação Miguel Pacheco Gomes
Produção Artes e Engenhos
Apoios e Parcerias Câmara Municipal de Almada, DGArtes – Apoio à Internacionalização, DCSA, FCT, Universidade Nova de Lisboa,
Teatro Extremo, Teatro-Estúdio António Assunção, FestLuso (Teresina, Brasil), Latoaria, Contrapeso,Ldª, Fosso de Orquestra


O ano passado na 21ª MTA apresentámos um 1º esboço deste trabalho em processo. Essa primeira abertura pública serviu para reunir materiais e montar a segunda parte do espectáculo, que estreámos e apresentámos no TEAA, em Fevereiro, e circulámos nos estados de Teresina e do Maranhão, Brasil, integrado no FestLuso 2018, Festival de Teatro Lusófono, em Agosto. 
Migrações é o plural da palavra migração que designa uma movimentação geográfica, mais precisamente um deslocamento de um lugar de origem para um lugar de destino. Mudar de sítio, realojar, pode convocar novos modos de habitar e de pensar que atenuem a sensação de estrangeiro – de se estranhar uma nova realidade e de se ser estranho. Propomos: migrações no espaço, no tempo e na mente, sendo as mais acentuadas verificadas no plano da mente e da oralidade; um trajecto à volta de uma estrutura organizada por dois textos – texto A e B, um narrando na primeira pessoa a vinda de Moçambique para Portugal, outro espelhando o esforço da mente, num processo de alucinação, em conseguir erguer um sentido para o fluxo de palavras e de frases num ritmo fora da área conversacional. O trabalho das palavras.
Ao aliar o texto A ao texto B confronta-se: de um lado a Realidade, do outro o Real, sem mediação. Convoca-se quem assiste a trabalhar na fábrica de Construção de Sentidos, a manifestar uma derradeira obra do espírito criador, a fazer uma reflexão sobre a relação do Teatro com o próprio espectador – uma apaixonada e dramática meditação sobre a vida e a morte.

SOBRE O GRUPO
Artes e Engenhos é uma associação que promove trabalhos de artes performativas, som e fotografia, com sede na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Conta com um núcleo de criadores teatrais e com colaboradores nas áreas das artes visuais, design, engenharia e arquitectura. A par dos projectos de criação e difusão, desenvolve conferências, cursos e acções com comunidades. Os parceiros das suas actividades têm sido, entre outros, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Goethe-Institut de Lisboa, o Atelier RE.AL, a Companhia Olga Roriz, o Teatro O Bando, a Latoaria, o Teatro Garcia de Resende, a Moagem, as Oficinas do Convento, o Projecto Ruínas, a Câmara Municipal de Almada.