MTA: CÉNICO DA INCRÍVEL ALMADENSE

CÉNICO DA INCRÍVEL ALMADENSE


À ESPERA DE SER CHAMADO
RESSONAR SEM DORMIR ESTREIA
DE LUÍS GONÇALVES E LUÍS FERREIRA DE CASTRO SOROMENHO
10 NOVEMBRO, SÁBADO, ÀS 21H30
SALÃO DE FESTAS DA SOCIEDADE FILARMÓNICA INCRÍVEL ALMADENSE 
M/6

Encenação Eugénia Conceição
Fotografia Fernando Viana
Figurinos Alice Rolo
Cenografia Vítor Rosado, António Vilela
Desenho e Operação de Luz, Desenho e Operação de Som José Carlos Santos 
Produção Executiva CIA
Interpretação Henrique Santos, Teresa Menezes, Francisco Gonçalves, Vitor Pinto, Eduardo Pereira

O espetáculo inicia com um monólogo de Luís Gonçalves – À espera de ser chamado. No decorrer do mesmo, António Lopes revela-se um homem rezingão, malcriado, prepotente, com uma veemente repulsa à sogra, que lhe aponta os defeitos, entre os quais o de ser irresponsável e distraído.

Segue-se Ressonar sem dormir, de Luís Ferreira de Castro Soromenho. Uma comédia em 1 acto bem ao jeito popular. A cena decorre na casa de um capitão da Infantaria que, avisado por um amigo da chegada de uma antiga namorada que pretende vingar-se e, assim, destabilizar-lhe a tranquila vida conjugal, engendra um plano para se deslocar ao S. Carlos e obter todas as prendas que lhe oferecera outrora. A chegada de um soldado com a missão de lhe entregar uns documentos não poderia vir mais a calhar. Dando seguimento ao seu plano, faz com que o soldado o substitua no leito, ordenando-lhe que ressone sempre que ouvir passos. Tudo estaria muito bem se a esposa não tivesse descoberto o ardil e não tivesse virado o feitiço contra o feiticeiro…

Os criativos e elenco conversam com o público a seguir ao espectáculo.

SOBRE O GRUPO (www.incrivelalmadense.com)
Em 1998, no âmbito das comemorações dos 150 anos da Incrível Almadense, foi reactivado o Grupo Cénico da Incrível Almadense, sala que muito marcou a vida cultural de Almada velha, e, desde então, não mais parou, apresentando produções teatrais quer de autores portugueses, quer de autores estrangeiros de renome e, ainda, mantendo uma apresentação regular de espetáculos de variedades – os denominados cafés-concerto. O Cénico da Incrível Almadense (actual designação) é, genuinamente, um grupo de teatro amador, imbuído do espírito de ‘trabalho por amor à camisola’. Os participantes são de várias faixas etárias, o que torna o grupo singular no contexto teatral do concelho.