PREGAÇÃO ESTREIA
DE
ALEXANDRE PIERONI CALADO, A PARTIR DO TEXTO DE PADRE ANTÓNIO VIEIRA
15 NOVEMBRO, QUINTA-FEIRA, ÀS 21H30
AUDITÓRIO FERNANDO LOPES-GRAÇA
M/12
Autor Alexandre Pieroni Calado
a partir do texto de Padre Antonio Vieira
Encenação, Dramaturgia, Cenografia, Figurinos, Desenhos de Luz e Som Alexandre Pieroni Calado
Grafismo Miguel Pacheco Gomes
Fotografia Carolina Tadeu
Registo Áudio Tiago Inuit
Edição de Vídeo João Ferro
Martins
Produção Executiva artes e engenhos – associação cultural
Interpretação Alexandre Pieroni
Calado, Hugo Bettencourt, Iolanda Laranjeiro, Sandra Hung, Tiago Mateus (em
áudio)
Trabalho a solo resultante da investigação de traços
documentais do espetáculo A Pregação,
dirigido por João Brites com o Teatro O Bando (Lisboa 1989), livremente
inspirado no Sermão de Sto. António aos Peixes, de Padre António Vieira.
Utilizando como materiais o texto de encenação, listas de figurinos, desenhos
técnicos da máquina de cena e fotografias do espetáculo, Pregação é um adensamento de vestígios. Que ecos ainda se escutam
de um espetáculo que se viu há vinte e três anos? O que sobra do objecto
teatral nas pastas de arquivo e por trás das oficinas? Penso que poderei fazer
uma evocação que não seja um monumento mas uma resposta sob a forma de
perguntas renovadas e de enigmas. Como retomar o papel interventivo de Vieira?
De que forma dar continuidade ao gesto de apropriação encetado pel’O Bando? Como
mosaico, permanece o texto aberto a novas relações, estimulando uma reescrita
que explora filões laterais, pois todo o monumento à cultura corre o risco de
ser um monumento à barbárie.
SOBRE O GRUPO
Associação
sem fins lucrativos, fundada em 2000 e sediada no atual Campus Universitário da
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Conta com um
núcleo forte de artistas de teatro, integram ainda a associação médicos,
engenheiros, arquitetos, artistas plásticos, fotógrafos, realizadores e
designers. Atividade de carácter transdisciplinar, orientada para os âmbitos da
criação e investigação teatral, do nexo arte-ciência, e da intervenção
comunitária