MTA: GITT - GRUPO DE INICIAÇÃO TEATRAL DA TRAFARIA

GITT - GRUPO DE INICIAÇÃO TEATRAL DA TRAFARIA


ORIGENS
DE AMÉRICO MORGADO,
CARLOS ALFREDO AMARAL, JOSÉ TEIXEIRA E XICO BRAGA 
9 NOVEMBRO, SEXTA-FEIRA,
A SEGUIR À CONVERSA QUE ASSINALA A ABERTURA DO PROGRAMA
RECREIOS DESPORTIVOS DA TRAFARIA 
M/12

Encenação Carlos Alfredo Amaral
Dramaturgia Carlos Alfredo Amaral
Cenografia Vítor Mio
Figurinos GITT
Interpretação Joana Araújo, Maria Santos (BIA), Fátima Veríssimo, Xico Braga, José Teixeira, Carlos Alfredo Amaral

DO SER ANFIBIO À DOENÇA DO CONSUMO – Dramaturgia poética. Este espetáculo teve o pontapé de saída numa tertúlia literária onde, com outros companheiros e companheiras, quatro amigos e poetas da margem Sul partilharam ideias, textos e vontades.

Surgindo o tema ‘origens’ como uma interessante proposta para ulterior encontro, o amor de Carlos Alfredo Amaral pelo teatro e a sua experiência criativa levaram ao desafio: porque não uma criação coletiva a ser apresentada no âmbito do GITT?

Transpostos para teatro de arena, num espaço em forma de ovo primitivo, a aparente ligação caótica dos textos transforma-se numa progressiva interligação harmoniosa iluminando o caminho da busca da origem do homem verdadeiro, descobrindo os becos, onde eventualmente, ele se terá perdido.

Espetáculo de poesia, a dramaturgia dos textos pretende iluminar o verso para que, na partilha das palavras, se encontrem, público e atores no mesmo palco para o fruir da beleza que existe no encontro entre o pensar e o sentir. Porque sabemos que só assim seremos melhores homens e melhores mulheres, mais pessoa. Mais conscientes e mais felizes.

SOBRE O GRUPO (http://gitt.do.sapo.pt/)
O GITT é um grupo de teatro amador e independente, que encontrou nos Recreios Desportivos da Trafaria a compreensão e o apoio para que nas suas instalações pudesse desenvolver toda a sua atividade desde a sua fundação até a presente data, com a apresentação de um total de 374 espetáculos, em várias localidades. Entre atores, cenógrafos, encenadores e técnicos, já passaram pelo GITT mais de uma centena de pessoas, que estiveram ou ainda estão ligadas ao teatro profissional.