MTA: 21ª Mostra de Teatro de Almada / 2017

21ª Mostra de Teatro de Almada / 2017

GITT – Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria
LUGAR d’AVÓS
ESTREIA
11 NOVEMBRO | SÁBADO | 21H30 |  M/12 | 90’
RECREIOS DESPORTIVOS DA TRAFARIA

foto@Paulo Nunes
Lugar d’Avós é uma peça biográfica ficcionada, adaptada a partir do romance homónimo. Recuperamos mundos perdidos (etnográficos), e estórias familiares insólitas. A trama versa sobre as férias terapêuticas de um moço junto dos avós na Beira Alta; o que lhe permitiu ultrapassar os maus-tratos paternos, para isso encontrou nos antepassados o acolhimento e o conforto, o que lhe possibilitou sarar e desenvolver-se.
Lugar d’Avós apresenta um toque mágico, hipnótico e ao mesmo tempo reflexivo num espaço maravilhoso onde o coração juvenil desabrochou sem receios. Podemos ser pessoas simples e frágeis, mas ganhámos auto estima quando vivemos com resiliência e coragem ao enfrentar as dificuldades da vida, auxiliados pela compaixão daqueles com quem partilhamos os momentos difíceis.
Em suma, esta peça simboliza uma viagem ritual através do falatório das memórias. Acreditamos que a vida faz-se viajando, pois o Lugar d’Avós representa uma geografia dos afetos onde o pequeno herói reorganizou a compreensão de si mesmo.
Quanto à encenação, apoiamo-nos nas numerosas narrativas e peripécias (umas contadas e outras vividas durante as ditas férias). Investimos sobretudo no trabalho de atores, pois estamos cientes que transpor um romance para o palco implica bastantes riscos e desafios. Mas tivemos que os correr, pois quer na vida quer na cena, nada está garantido nesta aventura para lá o desafio…

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Encenação e textos: Carlos Amaral
Luz: Paulo Nunes
Som: Carolina Santos
Interpretação: Bruno Alvarez; Carolina Santos; Daniel Dionísio; Elsa Elias; Manuel Soares; Maria Sousa (Bia); Mário Caeiro; Rui Costa.
Guarda-roupa: GITT
Apoio: Câmara Municipal de Almada