MTA: 19ª Mostra de Teatro de Almada / 2015

19ª Mostra de Teatro de Almada / 2015

Grupo de Teatro da Academia Almadense
REFUGA
ESTREIA
21 NOVEMBRO | SÁBADO | 21H00 | M/14 | 60’
CINETEATRO DA ACADEMIA ALMADENSE

Numa altura em que o tema da migração de refugiados enche os telejornais e é tema de conversa da atualidade, surgem múltiplas perguntas e questões sobre o tema. Sem pretender exprimir opiniões politicas, “Refuga”, conta a história de Kodjo, uma criança de 14 anos, refugiada, vinda da Costa do Marfim que acaba por ser encaminhada para um centro de acolhimento infantil onde estão também outras crianças. E a pergunta impõe-se: Que fazer com todas elas?
“Refuga” fala-nos de sonhos perdidos e de futuros incertos numa linguagem que oscila entre a ternura possível e a crueza de uma realidade experienciada por tantas crianças nestes tempos que vivemos. Qualquer uma delas pode ser o Kodjo ou o Hassan ou o Chang ou a Ara. Qualquer uma delas pode ser a próxima a chegar sem a proteção de qualquer familiar ou sequer conhecido. Qualquer uma delas pode ser abandonada no mesmo sistema que as recebeu.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Autor: Abi Morgan
Encenação: Cláudia Negrão
Interpretação: Andreia Fernandes, César Melo, David Brito, Flávia Garrido, Júlio Pinheiro, Paulo Isidoro, Rita Pereira, Sara Castanheira
Cenografia: Hugo Migata e Pedro Medeiros
Desenho de luz: Paulo Mendes
Desenho de Som: Tiago Inuit
Design gráfico: Sandra Catarino
Produção executiva: Fernanda Leitão