MTA: 18ª Mostra de Teatro de Almada / 2014

18ª Mostra de Teatro de Almada / 2014

Alpha Teatro
O MUNDO FICOU CEGO M/16
13 NOVEMBRO | QUINTA | 21H30
CINETEATRO ACADEMIA ALMADENSE

foto Luana Santos
O Mundo Ficou Cego, nasce a partir do texto originalMea Culpa de Sara Nunes.
Pode-se falar de amor como uma dualidade pois na verdade, a nossa maior felicidade pode tornar-se na nossa maior infelicidade.
Em toda a história da humanidade houve personalidades desde filósofos a simples pensadores que deixaram grandes mensagens e frases que contribuíram para o molde da mentalidade de toda a sociedade que conhecemos hoje, ainda que diferente de cultura para cultura. Porém, temos assistido à distorção dessas mesmas mensagens que têm servido para justificar atos que vão no sentido oposto ao do seu real objetivo. As diversas religiões utilizaram e continuam a utilizar essas mensagens para justificar a guerra e na maior parte das vezes é a economia o que mais pesa nas suas decisões. O poder político utiliza a crença religiosa da população para a manipular a favor dos seus interesses. É neste sentido que acreditamos que as supostas frases de salvação da humanidade foram interpretadas como convinha a cada orgão de poder. Estas servem de justificação para as imagens de sofrimento que temos vindo a conhecer na atualidade quando falamos da Síria, da Palestina, do Paquistão, dos EUA, de Espanha… Criticamos assim a forma como a guerra tem justificado o terror em vez do amor, concluindo que o homem só não se salva porque não quer ser salvo. "Olho por olho e o mundo ficará cego" disse Gandhi, e de fato, O Mundo Ficou Cego.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Autor: Luís Meneses, Marisa Carrière e Sofia Raposo
Encenação: Sofia Raposo
Interpretação: Luís Meneses, Marisa Carrière, Miguel Coelho, Tatiana Santos, Coro: Celeste Leal, Ermelinda Elvas, Irina Grelha, Lina Santos, Nazaré Avó, Zulmira Narra
Direção Vocal: Irina Grelha
Cenografia: Ana Rafael e Roger Paulino
Figurinos: Alpha Teatro e Cantadeiras de Alma Alentejana
Coreografia: Ana F. Gouveia
Luz, Operação de Luz e Som: Jorge Xavier
Som: Luís Afonso
Fotografia: Luana Santos
Grafismo: Ana Rafael
Produção Executiva: Alpha Teatro