MTA: ALMADA, ONDE O TEATRO FAZ A CIDADE!

ALMADA, ONDE O TEATRO FAZ A CIDADE!


Almada, onde o Teatro faz a Cidade!

Em Almada o Teatro faz a Cidade, e através dele, fá-la mais inteira e detentora de massa crítica. Abrindo-se o Teatro à comunidade, permite-se a formação de novos públicos e elevam-se os seus padrões de exigência estética e crítica. Exemplo deste traço tão forte na margem esquerda do Tejo é o Festival de Almada que há mais de trinta anos marca o panorama concelhio e nacional. De igual importância são os grupos de teatro de Almada que, desde 1996, participam na Mostra de Teatro e nos oferecem a sua Arte, através da grande diversidade de espetáculos, de todos os géneros e para todos os públicos.

A Mostra de Teatro de Almada, que em 2019 soma a sua 23-ª edição, é uma iniciativa que a Câmara Municipal organiza com os Grupos de Teatro participantes. Para a sua realização, são vários os esforços, de ambas as partes, para que o evento possa traduzir-se num momento de referência para todos, e sobretudo, possa honrar o trabalho intenso dos grupos em palco. São várias as horas de ensaio, de memorização de textos, de feitura de cenários e de figurinos, e são várias as áreas, artísticas e técnicas, que devem unir sinergias para que tudo seja perfeito. É através deste ato de generosidade, sempre tão cheio de esforço, que o público pode, por fim, beber desta Arte e apreciar a viagem, por um tempo limitado, para um mundo de luzes, cor e ilusão.

No cardápio artístico da 23.ª Mostra de Teatro, uma vez mais a palavra de ordem é a diversidade: Harold Pinter, Jack London, Will Smile, adaptações de Molière e Shakespeare, mas também Raquel Serejo Martins, Romário Machado, Teresa Rita Lopes, Dalva Rodrigues, Castro Guedes, entre outros, comprovam a variedade de espetáculos no programa deste ano.

Aos 18 grupos participantes cabe a oferta de 18 espetáculos, 10 dos quais são estreias, pautada, como sempre, pela multiplicidade de géneros e estilos. Aos artistas, e também ao público, cabe a responsabilidade conjunta de continuar a fazer de Almada um espaço plural de arte e cultura, onde em particular o Teatro fez, e continuará a fazer a Cidade.

Em Almada, o Teatro Mostra-se!