MTA: Mostra de Teatro de Almada comemora 15ª edição

Mostra de Teatro de Almada comemora 15ª edição

No ano em que comemora a sua 15ª edição, a Mostra de Teatro de Almada apresenta de 1 a 17 de Abril cerca de 20 espectáculos, entre os quais várias estreias, envolvendo quase duas dezenas de companhias e grupos de teatro de Almada. Organizada anualmente pela Câmara Municipal de Almada, em parceria com os grupos teatrais do concelho, o objectivo desta Mostra, que teve em 1996 a sua 1ª edição no Salão de Festas da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, é promover e divulgar a diversificada produção teatral realizada em Almada.

Nesta edição pretende-se celebrar os 15 anos de existência da Mostra, com várias iniciativas paralelas à apresentação de espectáculos. O trabalho colectivo realizado por centenas de pessoas, entre criadores, actores, organizadores e outros agentes culturais, ao longo da última década e meia, será relembrado na Exposição 15 Mostras.Retrospectiva, a decorrer no Foyer do Fórum Romeu Correia, com inauguração no dia 1 de Abril, às 21h. No Foyer do Teatro Extremo será organizada uma Tertúlia Mostra. Perspectivas e Realidades, no dia 9 de Abril, onde criadores e público poderão conversar, partilhar experiências e trocar ideias. De terça a domingo, antes e depois dos espectáculos, o público da Mostra poderá ainda marcar presença na Cafeteria Erva Limão do Fórum Romeu Correia, que funcionará como ponto de encontro e centro de convívio e animação.

O programa desta edição da Mostra de Teatro de Almada aposta em autores nacionais conhecidos do grande público, como Almada Negreiros, Luiz Pacheco e Miguel Torga, mas também na divulgação da obra de dramaturgos estrangeiros contemporâneos, como Rodrigo García, Plínio Marcos, Heiner Müller ou Tennesseee Williams, de quem se assinala em 2011 o centenário do seu nascimento. Não faltarão ainda criações originais dos grupos de teatro com participação regular na Mostra, como é o caso da estreia de Ponto Morto, pelo colectivo artístico Ninho de Víboras, que encerra a edição de 2011 da Mostra de Teatro de Almada a 17 de Abril, nos Recreios Desportivos da Trafaria (antigo Casino).

Este ano serão vários os espaços a acolher a Mostra: Auditório Fernando Lopes-Graça, Teatro Municipal de Almada, Incrível Club, Casa Municipal da Juventude de Cacilhas, Teatro Extremo e Salão de Festas da Incrível Almadense.


Mostra de Teatro de Almada. 15 Anos. 15 Edições.