MTA: 21ª Mostra de Teatro de Almada / 2017

21ª Mostra de Teatro de Almada / 2017

Oficina de Teatro e Almada
SOLILÓQUIO DE UMA ACTRIZ
8 NOVEMBRO | QUARTA | 21H30 | M/12 | 60’
TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE – SALA experimental

foto@Mário Marnoto
Solilóquio de uma actriz; solilóquio para uma actriz – de um título de um poema integrando uma série que abordava a preparação dos actores, principalmente a mulher de Bertolt Brecht, Helen Weigel, nos camarins e bastidores, acabou por constituir uma selecção de poemas e canções do pobre B. B., com base nos «Hauspostille», de 1927, que adoptavam a forma das baladas populares (algumas delas violentas, como a da infanticida Maria Farrar), na poesia do exílio, feroz no seu ódio e ternura, com ecos de pregões de rua e palavras de ordem gritadas em manifestações, a maior parte dela introduzida clandestinamente na Alemanha nazi, e também na significativa influência da cultura chinesa na obra Brechtiana, em particular o poeta Po-Chu-Yi.
Na forma épica de teatro que Brecht defendia e teorizou, «o espectador é colocado diante de alguma coisa» em que «cada cena vale por si» numa «construção articulada» onde, em linguagem de signos, os gestos, recortados, decompostos, evidenciados, são opções e se sucedem as transformações realizadas à vista dos espectadores; perante o olhar que se pretende não alienado do público, neste solilóquio desfilam personagens femininas: a actriz, a prostituta, a mãe, a viúva de guerra, a agitadora política, a velha astuciosa em desamparo… E estas personagens narram. Contam de si e dos outros já que «o ser social determina o pensamento». O disfarce revela os sinais profundos do que dantes era mascarado. A quem aqui representa é lançado um apelo: mostrai que mostrais!
Bernard Dort observava lucidamente, num ensaio sobre a dramaturgia brechtiana, que «cabe ao espectador reflectir e agir fora do teatro. A verdade não está no palco nem na sala de espectáculos mas na vida real. O teatro remete o espectador à sua realidade. Cabe a nós compreendê-la e, se possível, transformá-la. Semelhante tarefa não cabe ao teatro. Que ele se contente, por seus próprios meios, em nos afirmar a necessidade: já será muito».
E é por isso que, tal como a Shen-Té da «Boa Alma de Tsé-Chuan», a actriz aqui termina com uma interpelação ao público, desafio directo que lhe é lançado olhos nos olhos: nestes tristes, escuros e angustiantes tempos, há-de haver alguma solução. Tem de haver! Precisa de haver!...

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Autor: Bertolt Brecht
Dramaturgia: José Carlos Faria e Isabel Leitão
Figurino: José Carlos Faria
Direção de Actores: Fernando Rebelo
Encenação e Interpretação: Isabel Leitão
Produção: Oficina de Teatro de Almada