MTA: 21ª Mostra de Teatro de Almada / 2017

21ª Mostra de Teatro de Almada / 2017

Artes e Engenhos
MIGRACÕES, título provisório (1º ESBOÇO)
19 NOVEMBRO | DOMINGO | 21H30 | M/16 | 50'
TEATRO ESTUDIO ANTONIO ASSUNÇÃO

Migrações – Título Provisório (1º esboço) é um possível nome para esta apresentação. Trata-se de um primeiro esboço de um trabalho em processo a estrear em Fevereiro de 2018.
Migrações é o plural da palavra migração que designa uma movimentação geográfica, mais precisamente um deslocamento de um lugar de origem para um lugar de destino. Mudar de sítio, realojar, pode convocar novos modos de habitar e de pensar que atenuem a sensação de estrangeiro – de se estranhar uma nova realidade e de se ser estranho. Propomos: migrações no espaço, no tempo e na mente, sendo as mais acentuadas verificadas no plano da mente e da oralidade; um  trajecto à volta de uma estrutura organizada por dois textos – texto A e B, um narrando na primeira pessoa a vinda de Moçambique para Portugal, outro espelhando o esforço da mente, num processo de alucinação, em conseguir erguer um sentido para o fluxo de palavras e de frases num ritmo fora da área conversacional.
O trabalho das Palavras.
Ao aliar o texto A ao texto B confronta-se: de um lado a Realidade, do outro o Real, sem mediação. Convoca-se quem assiste a estar, a desenvolver uma actividade mental permanente, a ser um produtor e não um consumidor como acontece em grande parte dos espectáculos a que nos habitou o próprio Teatro. É um convite ao espectador a trabalhar na fábrica de Construção de Sentidos, a manifestar uma derradeira obra do espírito criador, a fazer uma reflexão sobre a relação do Teatro com o próprio espectador – uma apaixonada e dramática meditação sobre a vida e a morte.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Texto, Dramaturgia e Interpretação: Sandra Hung
Encenação, Dramaturgia e Selecção Musical: Rogério de Carvalho
Assistência de Encenação: Paula Reis
Direcção Técnica, Luz e Produção Executiva: João Chicó
Projecção: João Chicó a partir de vídeo de João Seiça
Design de Comunicação: Miguel Pacheco Gomes
Produção: Artes e Engenhos
Apoios e Parcerias: Câmara Municipal de Almada, DCSA, Faculdade de Ciências Tecnologia, UNL, Teatro Extremo | Teatro-Estúdio António Assunção, Contrapeso Ldª, Latoaria, Fosso de Orquestra