MTA: O que vamos ver esta semana

O que vamos ver esta semana

O programa de abertura da Mostra realiza-se no Fórum Municipal Romeu Correia na sexta-feira, dia 5 de Fevereiro de 2010, com dois espectáculos de entrada livre: às 21h, na Praça da Liberdade, a Companhia das Artes de Animação e do Teatro de Rua Artelier? apresenta “Theatron”, um elogio às profissões do teatro; às 21h30, no Auditório Fernando Lopes-Graça, sobem ao palco os actores Rita Lello e Pedro Giestas, da Companhia de Teatro A Barraca, para apresentar “Peça para dois”. A encenação deste texto enigmático de Tennessee Williams, sobre os limites do teatro e da vida, é de Rita Lello, que depois do espectáculo, junto com Pedro Giestas, ficará para uma conversa com o público.

Sábado, 6 de Fevereiro, no Auditório Fernando Lopes-Graça, às 21h30, o Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria, um dos grupos amadores do concelho há mais tempo no activo, vai apresentar O Avarento, de Molière, uma comédia que gira à volta de Harpagão, da sua riqueza e avareza, e a forma como a ambição cega os valores espirituais e morais.

Domingo, 7 de Fevereiro, também no Auditório Fernando Lopes-Graça, às 21h30, John Romão apresenta Velocidade Máxima, um espectáculo que reflecte, por um lado, sobre as identidades transnacionais, a prostituição masculina e a relação entre sexualidade e economia; por outro, sobre o papel do artista no mercado da arte.

A Mostra regressará depois na semana seguinte com mais espectáculos. Dirigida a públicos de todas as idades, esta edição envolve 17 companhias e grupos de teatro de Almada, profissionais e amadores, apostando num programa que põe em cena várias criações originais, bem como obras de autores tão diversos quanto Adília Lopes, Clarice Lispector, Jean-Luc Lagarce, Molière, Manuel António Pina, Fausto Paravidino, Gil Vicente e Federico García Lorca.

Os espectáculos realizar-se-ão nos seguintes espaços: Teatro Municipal de Almada, Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, Casa Municipal da Juventude de Cacilhas, FCT – UNL (Monte da Caparica), Auditório da Pluricoop, Salão de Festas da Incrível Almadense e Teatro Extremo. O preço dos bilhetes é de 5 euros com descontos para jovens.