MTA: Génova 01, pelo Teatro A Todos

Génova 01, pelo Teatro A Todos

GÉNOVA 01 de Fausto Paravidino ESTREIA
20 Fev 2010, Sáb. 21h30
Auditório Fernando Lopes-Graça
M/12
O espectáculo será precedido pela animação
Memória Viva Ou (Sabemos, Vimos, não Podemos Ignorar!)


GÉNOVA 01
Tradução: Alessandra Balsamo
Um trabalho de Amélia Joaquim, Francisco Almeida, Helena Guerreiro, Isabel Braga, Joana Henriques, Rita Lima, Rogério Pereira, Sónia Trindade, João Melo e Catarina Ramalho, com a colaboração de António Simão.

Uma foto estampada nas capas dos jornais a 21 de Julho de 2001 mostrava um jovem encapuçado, caído na rua, numa poça de sangue. Chamava-se Carlo Giuliani e tinha sido alvo, no dia anterior, do disparo da arma de um carabinieri durante as manifestações contra o G8 em Génova, Itália.

“Génova 01”, texto escrito por Fausto Paravidino, logo após os acontecimentos em Génova, é um relato desses acontecimentos feito por alguém que esteve lá. É um texto que confronta as diferentes versões sobre a responsabilidade da morte de um rapaz, sobre um mundo que se acredita possível sem a violência, a prepotência, a manipulação e o medo.


Memória Viva Ou (Sabemos, Vimos, não Podemos Ignorar!)
Esta Animação Teatral que precede o espectáculo Génova 01, a cargo de Helena Peixinho e Isabel Braga, pretende ser uma iniciação ao teatro e formar novos públicos. A apresentação será o resultado de ateliês de teatro (de expressão dramática, de música e de expressão plástica), abertos a alunos da Escola Secundária do Monte de Caparica e da Universidade Sénior de Almada (USALMA) e integrados no projecto LÍNGUA, CULTURA, CIDADANIA – ALReP.
Procurar-se-á partir de testemunhos do Encontro do G8, em Génova, em 2001, sobre os quais os jovens e adultos irão pesquisar, reflectir, criar, trazer o seu olhar sobre os acontecimentos que sustentam o espectáculo “GÉNOVA 01”, de Fausto Paravidino. Nos dias do espectáculo, a recolha de informação, os trabalhos realizados, serão expostos no hall do Teatro, durante todo o dia.